A VERDADEIRA HISTÓRIA DO STUDIO 54

 

Em 26 de abril de 1977 - perto da Broadway, na 254 W. 54th Street, Manhattan, Nova York. A Discoteca mais conhecida de todos os tempos abriu as suas portas pela primeira vez. O clube logo se tornaria a casa dos ricos, dos famosos e do pessoal da moda. O clube era (é claro) - Studio 54.

Mas ... mesmo antes de o clube e seus convidados importantes se mudarem, este agora lendário endereço já era a casa de um dos maiores selos Disco do mundo - West End Records.

O clube estava localizado em um antigo teatro e estúdio de TV. Em 1927, quando o edifício acabou de ser construído, era a casa da "Companhia de Ópera de San Carlo". Foi então seguido por teatros como "The New Yorker", "Casino The Paris", "Federal Music Theatre" para finalmente em 1943 se tornar um estúdio de TV da Columbia Broadcasting Co. (CBS). A CBS usou o local como palco de rádio e televisão e deste estúdio foram veiculados programas de sucesso como Johnny Carson Show, Beat the clock. O pessoal da CBS chamava o local de Studio 52, já que era o 52º estúdio (e não se chamava Studio 53 como afirmam muitas fontes). Devido ao antigo uso como estúdio de TV, o nome do novo clube deveria ser apenas "The Studio", mas como costumava ser chamado de Studio 52 pela CBS e estava localizado na W. 54'th Street alguém veio com o nome Studio 54. A escolha não foi difícil - esse era o nome.

Muitas pessoas se interessaram em transformar o antigo teatro em uma boate. Mas não foi até que os dois (que se tornariam) proprietários, Steve Rubell e Ian Schrager, viram o lugar que algo realmente aconteceu. Eles adoraram o lugar imediatamente e apenas uma semana depois de vê-lo pela primeira vez, eles assinaram o contrato.

Steve Rubell & Ian Schrager

Tanto Steve quanto Ian trabalhavam no ramo de boates antes de se darem bem com "The Studio". Eles também estavam no ramo de restaurantes há muito tempo e atualmente eram donos de um clube no Queens, chamado Enchanted Garden.

No Enchanted Garden Steve e Ian tinham um Dj muito talentoso que tocava lá, um cara que é o DJ pioneiro - Nicky Siano. Nicky começou a tocar no clube de Steve e Ian em 1976 e cerca de duas semanas antes de abrirem o Studio 54 eles contrataram Nicky como um dos dois novos DJs residentes do club. O outro DJ residente era um cara chamado Richie Kaczor.

Steve e Ian também tinham um terceiro sócio, Jack Dushey, que era varejista profissional e do setor imobiliário. Ele era o financiador do novo clube.

Ian e Steve conheceram Jack no início de 1976, quando ele realizava o Bar Mitzvah para seus filhos em seu clube - Enchanted Garden. Os caras começaram a conversar e disseram a Jack que queriam abrir um clube em Manhattan. Jack, como o corretor que era, disse que estava interessado em fazer parte disso. Quando Rubell e Schrager encontraram o local, abordaram Dushey novamente e ele deu aos caras algumas centenas de milhares de dólares e disse: "Pegue o dinheiro e eu terei 50% do lucro líquido". As obras de demolição e construção levaram cerca de um ano e quando o Studio 54 foi inaugurado, cerca de U $ 600.000 - US $ 700.000 foram gastos para deixar o local pronto para a festa.

Para a noite de estreia do Studio 54, os caras contrataram uma garota e promotora de festas chamada Carmen D'Alessio para convidar as pessoas "certas" para a grande inauguração. Steve e Ian a conheceram no clube Infinity, seu ex-parceiro Maurice Brahms. Carmen conseguiu o emprego como gerente de relações públicas do novo clube e ela também havia trabalhado com Steve e Ian anteriormente no Enchanted Garden.


Carmem D'Alessio saindo do bolo no Studio 54

O tempo estava cada vez mais perto da noite de abertura, cerca de 5.000 convites foram enviados, as pessoas trabalharam dia e noite para deixar o local pronto a tempo. Então em 26 de Abril de 1977 - o dia chegou. As pessoas ainda estavam trabalhando no clube quando alguns dos convidados começaram a se reunir do lado de fora do clube. E cerca de meia hora depois, o clube abriu suas portas pela primeira vez. Não havia muita gente entrando naquela hora da "madrugada", mas em algumas horas o lugar estava lotado e do lado de fora estava um caos. Mesmo as pessoas com convites não conseguiam entrar !


 Dia da Inauguração do Studio 54

A discoteca era enorme, com cerca de 100 metros de comprimento e 80 metros de largura, mas ainda tinha o ar teatral, não só pelas pessoas espetaculares que lá passaram, mas também pela varanda e o palco que ainda estavam lá. Na varanda haviam áreas de estar com mesas e abaixo da varanda estava a enorme pista de dança em com todas as suas colunas estroboscópicas que desciam do teto e sua música bombando. Ao redor da pista de dança havia banquetas de prata e o bar principal espelhado em forma de diamante estava localizado sob as varandas, perto da pista de dança.


A Pista de Dança do Studio 54

No topo da boate, no 3º andar, com vista para a varanda e para a enorme pista de dança, ficava o infame Rubber Room (Quarto de Borracha). O quarto tinha um bar de alta tecnologia e foi projetado com borracha grossa nas paredes para ser facilmente lavado com água e sabão depois de todo o sexo e drogas que aconteciam ali. Algumas pessoas costumavam se referir ao quarto do Rubber como "Upstairs", mas na verdade havia mais lugares secretos acima do quarto do Rubber onde o sexo privado acontecia. Essas áreas eram o verdadeiro "andar de cima" para os iniciados. No teto acima da pista de dança havia passeios de gatos para a manutenção da iluminação. Diz-se que os donos costumavam passar muito tempo lá em cima, usando drogas e fazendo sexo acima da cabeça das centenas de dançarinos abaixo.

No porão ficava a sala em que ninguém podia entrar - a sala VIP. Paolo Miranda, que começou a trabalhar como Busboy, e depois se tornou Chefe Busboy, no clube em julho de 1978 e trabalhou lá por cerca de 2 anos. Paolo, ou Paul Michael, como era chamado na época, fala sobre a sala VIP. "Eu realmente não chamaria de sala VIP, era o porão. Mas eu ficava lá embaixo o tempo todo. Também tinha a festa de aniversário de 2 anos lá embaixo, cheia de muitas celebridades ”.

Richie Kaczor foi o DJ que tocou na noite de abertura do Studio 54 e a primeira música que tocou foi "Devil's Gun" do C.J. & Co. Ritchie também foi o DJ que tocou nos fins de semana e Nicky Siano tocou na segunda noite e nas noites de semana. Nicky não podia tocar nos finais de semana no "Studio 54", pois era dono de seu popular New York Club - The Gallery e tocava lá nos fins de semana. Também foi Nicky quem tocou na noite da famosa festa de aniversário de Bianca Jagger em maio de 1977, na qual ela entrou no clube em um cavalo branco conduzido por um cara pintado de corpo nu. O que é surpreendente é que embora um DJ como Larry Levan fosse bem conhecido entre a multidão do Paradise Garage, poucas pessoas sabiam os nomes dos DJs residentes do Studio 54.


O aniversário de 30 anos de Bianca Jagger foi um dos eventos mais  badalados no Studio 54, ela chegou montada num cavalo branco, puxado por um homem nu com o corpo pintado

                                             

Paolo acrescenta sobre os DJs: "Ritchie Kaczor foi o DJ durante todo o tempo em que trabalhei lá. Ele era realmente incrível. Ele misturava uma música por uns bons 10 minutos. Era perfeito. Você nunca saberia que a música mudou. Hoje em dia , eles se misturam por cerca de 10 a 30 segundos e não são muito bons. Fiquei muito estragado no 54". Nicky trabalhou no Studio 54 por cerca de meio ano, depois foi demitido porque preferia passar horas no banheiro chapado se drogando em vez de ficar tocando os discos na cabine do DJ. Nicky mesmo me disse quando tive a chance de falar com ele, mas para que fique registrado, também quero dizer que ele parou de usar drogas há muitos anos.

Nicky também tinha tantas memórias do Studio que seria necessário um livro inteiro para contar tudo, mas quando ele tocou a famosa festa de aniversário de Bianca, Jagger foi provavelmente sua memória mais preciosa. Aquela noite foi realmente uma explosão, ele me disse. Ele também me contou um pouco sobre os proprietários do Studio 54, Steve e Ian. "Steve era hétero quando o conheci? Ian sempre foi um homem de negócios sensato, e ele era hétero, o tempo todo. Eu amo os dois, Steve e Ian foram muito bons comigo, e sempre os considerarei grandes apoiadores", e ele pensa um pouco mais e continua: "Sim, havia também esse lounge de celebridades no 54 que fazia Sodoma e Gomorra parecerem um jardim de infância!" (o lounge VIP).

O Studio também tinha sua própria política nas portas, eles queriam uma mistura perfeita de pessoas, o que na verdade significava que até as celebridades eram impedidas na porta e não conseguiam entrar. Esse jovem, Marc Benecke, mandava na porta e foi instruído por Steve a preparar uma salada perfeita todas as noites. Dessa forma, realmente não importava se você era famoso ou não - você apenas tinha que se encaixar neste momento.


 Marc Bernecke escolhendo quem iria entrar na discoteca

O "porteiro" Marc ficou ainda mais famoso entre os convidados do 54 do que Ian Schrager. Steve também estava sempre na entrada selecionando pessoas para deixar entrar e dizem que Steve uma vez não gostou da camisa que um cara estava usando. Disse para o cara que não entraria com aquela camisa, o cara perguntou se podia entrar se tirasse. Steve disse que sim e o cara tirou e foi autorizado a entrar no clube, com o peito nu.

Então era basicamente uma questão de combinar o que Steve e Marc estavam procurando para adicionar à salada da noite. Algumas pessoas tentaram desesperadamente entrar e na verdade há outra história verdadeira sobre esse cara que ficou preso no duto de ar em sua tentativa de entrar no clube - de uma forma ou de outra. Paolo fala sobre a política adotada de fazer uma "salada" na entrada e ele diz: "Foi isso que tornou o clube tão popular. Trabalhar lá significava que eu não tinha preocupações e me fez sentir especial na época".

Não combinando com a "salada do dia" foi o que aconteceu com Nile Rodgers e Bernard Edwards do CHIC. Quando eles foram contatados por Grace Jones que queria trabalhar com eles em seu próximo álbum. Grace os convidou como sendo seus convidados para seu show no Studio 54. Era véspera de ano novo em 1977, os caras estavam todos bem vestidos e estava nevando e um frio congelante. Quando Nile e Bernard chegaram ao clube, os porteiros não encontraram seus nomes na lista de convidados. Nile e Bernard explicaram que eles "eram" do CHIC e que Grace os esperava. Mas os porteiros não os deixaram entrar. Com raiva, eles voltaram para a casa do Niles e em apenas 25-30 minutos escreveram uma canção inteira que chamaram de ("Fuck off" - "Foda-se". Foi assim. "aaahh Fuck off (ahhh Foda-se". Eles sabem que para a música fazer sucesso tiveram que mudar o título para poder lançá-la. Então eles mudaram o texto e aquela linha para "aaahh Freak Out" e seu maior hit foi um fato - "Le Freak". A canção liderou as paradas dos EUA por 6 semanas e "Le Freak" se tornou o single mais vendido da Atlantic Records. Ele também se tornou o terceiro maior single da história da música. Ainda é o disco mais vendido de todos os tempos no Canadá e o single vendeu mais de 6 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. Mas depois de 6 milhões de cópias vendidas do single, Nile e Bernard optam por interromper o single para não reduzir as vendas do álbum. Quem sabe o quão grande teria se tornado se eles não o tivessem impedido?

Mas Nile e Bernard se vingaram. Cerca de um ano depois deste episódio no Studio 54, tudo se relacionava com o clube e seu nome era uma grande indústria e nesta época Ian e Steve foram creditados como Produtores Executivos deste LP duplo da Casablanca Records chamado "A Night at Studio 54". A melodia principal e a primeira música deste álbum foi nada menos que - "Le Freak". Ian e Steve agradeceram seus convidados assim no álbum: "A todos os nossos convidados do Studio 54, cuja energia tornou este disco possível ... Nossos sinceros agradecimentos". Além da ótima faixa CHIC, o álbum incluía outras ótimas músicas da DISCO tocadas regularmente no clube, como: "I Love The Nightlife" de Alicia Bridges, "Let's All Chant" de Michael Zager Band, "Y.M.C.A." do Village People, "Last Dance" de Donna Summer, "I Love America" ​​de Patrick Juvet, "Instant Replay" de Dan Hartman e "(Push, Push) In The Bush" do Musique.

Um detalhe divertido de se saber sobre a banda de Patrick Adams, Musique (com Jocelyn Brown nos vocais principais), é que eles gravaram seu vídeo para "(Push, Push) In The Bush", no clube. Paolo lembra da música tocada: "Ainda é a melhor música de dança por aí;" Last Dance "," I Love The Nightlife "," Born To Be Alive "," Push, Push In The Bush ", eu poderia continuar e continuar. O que tornava a música tão especial era o show de luzes que a acompanhava. À medida que a música se tornava mais viva, o mesmo acontecia com o show de luzes ”.

Outro detalhe divertido é que além de "Le Freak" que originalmente era uma canção de ódio do Studio 54, também havia muitas outras canções que mencionavam ou se referiam a essa "Meca do Disco". Em "New York by night" de Dennis Parker, ele canta: "No Studio 54, eles estão esperando na porta, não podem atender - simplesmente não podem vencer ... Esta é NY à noite, esta é NY à noite então prepare-se para o momento da sua vida ... ". Amanda Lear ficou famosa com a música "Fashion Pack" na qual canta: "Apressada na porta para entrar no Studio 54 ... Liza dançando no chão e Bianca entrando pela porta". Michael Jackson, escritor de "Blame it on the boogie", escreveu a música "54th Street" na qual canta sobre um clube em Manhattan, EUA, onde dançam em um Studio 54th Street ...

Como disse antes, tudo relacionado ao clube e ao nome Studio 54 era uma grande indústria. Você pode até comprar um par de jeans Studio 54.

O nome e o logotipo especial do Studio 54 logo se tornaram conhecidos em todo o mundo. O registro brilhante foi projetado por um cara chamado Gilbert Lesser. Quase tão famoso no logotipo quanto este sinal do "Homem da Lua" inalando cocaína (???) de sua colher de prata que estava pendurada na parede do clube. Infelizmente inalar cocaína e usar outras drogas era bastante comum no clube, mas isso não era algo especial para o Studio 54. Naquela época, o uso de drogas era comum em todos os clubes. O uso de drogas era como um estilo de vida naquela época. Provavelmente todo o dinheiro e todos os clubes famosos e convidados regulares atraíam pessoas que os vendiam. Alguns dos convidados regulares do Studio 54 eram pessoas como Andy Warhol, o designer Halston, Diana Ross, Liza Minelli e muitos outros. Outras pessoas vistas no clube foram: Elizabeth Taylor, Michael Jackson, Brooke Shields, Warren Beatty, Calvin Klein, Bianca e Mick Jagger, Salvador Dali, Madonna e Elton John. Nem todas essas pessoas famosas tiveram que tentar entrar pela entrada principal. Não, na verdade havia uma entrada VIP na parte de trás do clube, na rua 53. Esta foi a entrada por onde o staff e os verdadeiros VIP's entraram.

Como muitas celebridades frequentavam o clube, Paolo, que na verdade conheceu a maioria delas, foi perguntado se ele tinha algum comentário sobre algumas delas. Paolo: "Todas as celebridades foram extremamente legais. Todas, exceto Sylvester Stallone. Ele estava em uma espécie de viagem do ego. Ele tinha guarda-costas em todo o banquete usando jeans boca de sino com" Rocky "bordado na bunda. Ele não queria ser incomodado por ninguém. Nem mesmo eu, que era seu ajudante de garçom. Ele não me queria na área "dele" limpando. Robin Williams era um assovio. Dancei com Valerie Harper por meia hora, uma doce senhora. Margaux Hemmingway me deu seu coração de plástico no Dia dos Namorados. 

Perguntado a Paolo: você tem alguma outra memória especial de alguma celebridade? "Elton John estava lá em um sábado à noite e tentou pegar Patrick Taylor, outro ajudante de garçom - que era hétero, e acho que era a segunda melhor coisa. Ele me pediu para ir ao seu hotel com ele, eu disse obrigado como era um sábado à noite e apenas cerca de 1h da manhã e disse a ele que eu tinha que trabalhar a noite toda. Cerca de 5 minutos depois, Michael Overington veio até mim, me deu um tapinha no ombro e me disse para ir buscar minhas coisas porque eu estava saindo com Elton John. Eu fiz e me diverti muito. Isso é tudo que direi sobre aquela noite. Liza Minelli me encurralou no camarim dos funcionários e me disse que uma vez ela estava em uma limusine indo fazer um show no Madison Square Garden. Ela estava bebendo champanhe e, de repente, uma versão disco de "Somewhere Over the Rainbow" tocou no rádio. Ela disse que ficou furiosa e jogou a taça de champanhe contra a janela entre a frente e a traseira da limusine. 

Muitas celebridades voltavam ao 54 e em uma entrevista, August Darnell, cofundador da banda Original Savannah of Dr. Buzzard e líder do Kid Creole and The Coconuts lembra: "Costumávamos sair no Studio 54 tanto que deveríamos estar pagando aluguel. Na Inglaterra, agora, eles têm todas essas festas rave, mas quando as pessoas dizem que não há nada como uma rave, eu digo que vi tudo isso em 1977 no Studio 54; eu teria que dizer que meu clube favorito era o Studio 54, Era tão decadente e tão empolgante naquele período fazer parte de algo que você sabia ser um movimento mundial. O bom é que deu um motivo para as pessoas dizerem: vamos nos vestir bem e sair!

Ao lado de todos os convidados famosos do Studio 54, o clube também conseguiu trazer os melhores DJs para tocar lá também. Todos os DJs famosos como: John Jellybean Benitez, John Ceglia, Tony Humphries, Sharon White, Kenny Carpenter, Robbie Leslie, Tony Carrasco e muitos outros, moveram a multidão dos lendários clubes de DJ. Um cara que todos pensam que foi DJ lá, mas que na verdade nunca foi um DJ, mas cujas mixagens sempre foram tocadas no clube, foi o lendário remixer Tom Moulton.

O clube tinha um sistema de som excelente, construído e projetado por algumas das melhores pessoas do ramo - RLA (Richard Long & Associates). Richard também foi o responsável pela aparelhagem do Paradise Garage, uma aparelhagem que ainda hoje é considerada a melhor do mundo. O equipamento no Studio 54 era composto de 6 caixas de baixo principais "Waldorf" carregadas / bass reflex de 3 vias, 6 cornetas de baixo "Bertha / Levan", 4 conjuntos de tweeter "Z" e 2 caixas de gama completa de 3 vias "Ultima" . Este sistema também incluiu o agora famoso crossover RLA X-3000 DJ. Este sistema de som foi a razão para este e muitos outros clubes durante o sucesso desta época. Infelizmente, Richard não está mais conosco hoje, mas alguns dos designs RLA, eletrônicos e caixas de som estão disponíveis na empresa GSA (Gary Stewart Audio), com sede em Nova York. O GSA pode ajudá-lo se você estiver interessado em construir um sistema de som semelhante ao do 54.

Além disso, na loja GSA eles ainda têm um monte de coisas do Studio 54 original. A propósito, as placas originais "Man In The Moon" devem ser instaladas no clube Studio 54 existente no MGM Grand em Las Vegas nos dias de hoje. Paolo (Paul-Micheal) foi contratado como bushboy pelo gerente do clube - Michael Overington. Aqui, Paolo compartilha suas memórias de seus anos como funcionário do Studio 54.

O que você achou do clube em si?

“Achei incrível. Além de ter meu filho, foi provavelmente a coisa mais divertida que tive na vida”.

Você tem alguma lembrança dos donos do clube?

"Stevie era doce. Ele sempre parecia um pouco bêbado ou excluído. Ian era o parceiro silencioso, não estava muito perto, mas eu sabia quem ele era. Jack Dushey, o financiador, eu nunca ouvi falar na época. Outra coisa ... quando comecei a trabalhar lá, fui até Stevie todas as noites durante duas semanas e perguntei se ele sabia meu nome. Demorou duas semanas para acertar. Então ele pensou que eu ia dormir com ele porque ele se lembrava. Eu não ".

Quantas pessoas trabalhavam no bar?

"Eu diria que havia 4 bartenders no bar principal, alguns bar-backs, 1 bartender no bar do lounge. Provavelmente havia 5 a 6 busboys em uma noite movimentada. Menos quando não havia tanta gente. Quando eu comecei, havia 2 busgirls no andar de cima na varanda e elas ficaram lá por um tempo. Depois de um tempo, colocaram outro bar no lado direito da pista de dança, então havia um barman lá também ".

Você se lembra de quantas pessoas estavam trabalhando no clube em uma noite movimentada, em todas as áreas?

"Sim, havia muito mais funcionários. 2 garotas de guarda de casaco, 1 homem da luz, 1 a 2 pessoas trabalhando nas polias na parte de trás da pista de dança. A metade da frente das luzes da pista de dança era eletrônica, na parte de trás, como a lua e a colher, postes de luz, etc., eram movidos para cima e para baixo na polia por 1 a 2 caras. Mark B e Stevie estavam na frente da porta, bem como provavelmente 4 a 6 seguranças ".

Quantos convidados havia em uma noite movimentada?

"Eu só conseguia adivinhar o número de pessoas no clube em uma noite movimentada ... Eu diria que cerca de 500, isso é apenas um palpite, poderia ser mais, poderia ser menos. Em uma sexta-feira e sábado à noite provavelmente havia também cerca de 500 pessoas do lado de fora tentando entrar. Eu sei que se você não foi escolhido no momento em que andou até as cordas, provavelmente não entrou. Eu veria as pessoas subindo até as cordas e quando Steve e / ou Mark desviou o olhar, eles paravam e caminhavam no mesmo lugar até olharem de novo e então continuavam subindo as cordas na esperança de entrar ".

A maioria dos funcionários era gay, como você disse antes que Elton tentou pegar um ajudante de garçom hetero?

"A maioria dos funcionários era gay. Havia alguns garotos heterossexuais misturados."

Então, havia tantas pessoas tentando te pegar?

"Sim, o tempo todo. Os ajudantes eram vistos como coelhinhos playboys. Todo mundo estava sempre tentando nos levar para a cama.

A Varanda se tornou lendária através do filme 54, algum comentário sobre o que aconteceu na varanda?

“Não passava muita coisa na varanda que eu conhecia, uns amassos e um pouco mais, mas não era nada parecido com o filme”.

Você deve ter muitas outras memórias e histórias do clube, mais alguma coisa que você possa contar?

"Bem, uma manhã, quando eu estava saindo do clube, sábado de manhã após uma noite de sexta-feira, e quando saí pela porta dos fundos, abri e Ian estava vindo da direita com um fichário de 3 argolas debaixo do braço, e da esquerda eram 2 homens de terno e sobretudo. Eu os deixei entrar, fechei a porta e fui para casa. Ian tinha muita cocaína e drogas naquele sábado à noite, ele colocou a pasta no alto-falante perto da porta dos fundos pensando que ambos Agentes do FBI o seguiriam escada acima para olhar os livros. Apenas um foi com ele. O outro ficou no andar de baixo e sentou-se em uma das banquetas no fundo da pista de dança. O cara ficou entediado e começou a folhear a pasta e encontrou as drogas ... e o resto da história ”.

Você já teve algum contato com algum de seus ex-colegas do 54?

"Encontrei um site onde Sandt Litchfield estava listado alguns amigos e tentei entrar em contato com ele, mas nunca tive resposta. Mark Beneck parece ser os olhos de Ian e no Clift Hotel aqui em San Francisco. Falei com ele e é claro que ele não lembrava de mim. Ele era gostoso naquela época e eu era apenas um peão. Também estou em contato com um dos ajudantes, o Jeffrey, ele também está aqui em São Francisco ".

Em contato com Miestorm, que também estava trabalhando com Paolo e outros no Studio 54. Miestorm disse:

“Eu trabalhava, de 1977-1982 e era conhecido como Lanny 54. Stevie não gostou do nome Miestorm porque ele disse que soava muito estranho e já tínhamos Weego e Miranda. Fui originalmente contratado como ajudante de garçom e bartender, mas era um artista e fui instruído por Steve Rubell a usar o mínimo possível, flertar e ser o mais sexy possível com todos. O filme 54 era um filme da Disney comparado ao estúdio real, o lugar era tão decadente que meu avô (que falava apenas italiano) pensou que eu estava trabalhando no palacete do Satanás. Durante meus primeiros anos de trabalho lá, Stevie instruía o segurança para me vigiar com atenção e se reportar a ele sobre que droga eu era visto tomando, se bebia bebida e se fosse visto transando com alguém ou saindo com quem quer que fosse. Ele queria saber cada movimento meu, então, eu seria o pior possível e ele adorou ”.

A festa foi ótima para o clube e as pessoas diziam que essa era a melhor coisa que já tinha acontecido e que duraria para sempre ... mas como tudo mais, a história de sucesso do Studio 54 também teve um fim. Jack Dushey tentou convencer Steve e Ian a desistir da economia paralela do e se tornar legítimo, mas eles simplesmente não quiseram ouvir. Então, em 1979, Donald Moon, um ex-funcionário que "não havia sido demitido com muito tato" por Steve, usou seu conhecimento do dinheiro sujo para virar os federais e o IRS contra os proprietários.

No final da primavera de 1979, Jack abordou os federais e se declarou culpado de um único ponto de evasão fiscal e, no final de junho, Steve e Ian foram acusados ​​de roubar US $ 2,5 milhões. Em dezembro de 1979, o IRS prendeu Steve e Ian por retenção de impostos e o clube também foi considerado uma central de distribuição de cocaína. Os dois proprietários nunca pensaram que teriam que ir para a cadeia, mas foram condenados a três anos e meio de prisão e em 1º de fevereiro de 1980 estavam atrás das grades. Depois de informar e entregar alguns de seus ex-sócios e concorrentes, o tempo foi reduzido para 13 meses.

A licença para bebidas alcoólicas do clube expirou em 28 de fevereiro de 1980 - apenas 28 dias depois que Steve e Ian foram para a prisão e uma nova licença levaria 18 meses para ser obtida. Isso foi devastador para um clube como o 54: Sem bebida = sem convidados. E os papéis afirmavam que Sylvester Stallone bebeu a última bebida legal. Então, em março, poucos dias depois que a licença expirou, o clube morreu e foi fechado.

O clube foi então vendido para Mark Fleischman, que reabriu o Studio 54 em 15 de setembro de 1981. Steve e Ian estavam fora da prisão e até trabalharam no clube novamente por um tempo como consultores, como parte do negócio. Mas o clube nunca conseguiu reviver sua antiga popularidade e muitas das pessoas famosas vistas no Studio 54 antes de Steve e Ian serem pegos, nunca foram vistas lá novamente. Mark dirigiu o lugar por cerca de quatro anos e em 1986 ele decidiu fechar o Studio 54. Steve e Ian haviam saído muito antes disso para entrar no ramo de hotelaria e eles também estiveram envolvidos como consultores em alguns projetos de casas noturnas. Mas eles nunca receberam a mesma atenção que recebiam no Studio 54 original. E em julho de 1989 Steve morreu de complicações relacionadas à AIDS. Ian Schrager ainda está ativo no ramo de hotelaria e possui uma rede de hotéis 5 estrelas em todo o mundo, chamada Ian Schrager Hotels. Entre esses hotéis estão o famoso Clift Hotel em San Francisco, The Paramount Hotel em Nova York, Miramar em Santa Barbara e The Sanderson em Londres.

O que aconteceu com o clube? bem, na verdade se tornou um clube de strip por alguns anos. Mas em outubro de 1994 foi reaberto como Studio 54 novamente. Para esta reabertura, os novos proprietários conseguiram trazer velhas estrelas do Disco como Gloria Gaynor, Vicki Sue Robinson e Sister Sledge para se apresentarem. A nova inauguração foi um sucesso e o clube funcionou por alguns meses quando o dono repentinamente pegou todo o dinheiro e saiu. E o clube faliu no início de 1995. Disseram que o lugar seria transformado em outra coisa, mas o clube ainda estava lá e era usado para ocasiões especiais. Sei por exemplo que gente como a Gloria Estefan fez apresentações especiais no clube. Em outubro de 1998 quem passasse por esse endereço famoso a placa do logotipo 54 ainda estava lá acima da entrada. Mas apenas algumas semanas depois, a placa foi derrubada e substituída por uma placa do musical "Cabaret".


DJ's que tocaram no Studio 54

Richie Kaczor (1977-1980)

            
Richie Zaczor no Studio 54 em 1981


Nicky Siano (1977-1979)

                                    
Nicky Siano

Roy Thode


Roy Thode

Kenny Carpenter (1979-1981)


Kenny Carpenter

John "Jelllybean" Benitez

 

John ''Jellybean'' Benitez & Madonna

Robbie Leslie


Robbie Leslie no Studio 54

Jim Burgess


Jim Burgess

Sharon White


Sharon White

Wayne Scott

Bacho Mangual

Dwayne Holt (1982-1984)


Playlist do DJ Thode em Junho de 1979:

Teri DeSario - Ain't Nothing Gonna Keep Me From You

Donna Summer - Bad Girls

Nightlife Unlimited - Disco Choo Choo/Dance Freak & Boogie

Debbie Jacobs - Don't You Want My Love

Bonnie Pointer - Heaven Must Have Sent You

Deniece Williams - I've Got The Next Dance

Kellee Patterson - Let It Go, Let It Go

Bryan Adams - |Let Me Take You Dancing

Ferrara - Love Attack

John Davis & The Monster Orchestra - Love Magic

Nuggets - New York

Venus Dodson - Night Rider

Anita Ward - Ring My Bell

Jackie Moore - This Time Baby

Jones Girls - You Gonna Make Me Love Somebody Else

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