NICKY SIANO - O Pioneiro DJ da DISCO MUSIC

 



Aos 15 anos de idade ele foi para um clube pela primeira vez, The Firehouse. Ele imediatamente se apaixonou pela música e pela vida noturna. Ele apenas tinha que se apossar daqueles grandes discos que tocavam. Ele procurou todas as lojas de discos por canções como "Rain" de Dorothy Morrison.

Sua próxima experiência foi quando ele tinha 16 anos e ele conseguiu isso no The Loft - era nessa época que ele sabia o que ele queria mais do que tudo - ele queria se tornar um DJ.

Ele costumava se sentar em seu quarto na casa de sua mãe e misturar um som estéreo e um pequeno fonógrafo, deixando seus amigos e especialmente sua namorada Robin loucos. Ele disse a eles "Ouça essa mixagem" e os forçou a assistir a cada registro e mudança. Ele também costumava questionar seus amigos sobre os discos que tocava, coisas como quem era o artista e em qual selo eles estavam.

Apenas um ano após sua visita ao Loft, ele estava tocando em público pela primeira vez. Seu primeiro show foi no The Roudtable em 1971. Então, em 1972, aos 17 anos, Nicky e seu irmão abriram seu próprio clube chamado The Gallery em SoHo, Manhattan. Eles administraram o The Gallery até 1978, quando decidiram fechar. O clube rapidamente se tornou um dos clubes privados mais populares e bem-sucedidos de Nova York.

Muito do sucesso do clube foi apenas por causa de Nicky e seu trabalho por trás dos toca-discos. Nicky simplesmente amava a música e adorava tocá-la para a multidão. As pessoas viram que ele gostava de tocar para elas e ele foi capaz de levar a multidão dançante ao frenesi, selecionando uma música que realmente o excitou, e a multidão adorou.

Perguntado a Nicky se ele achava que tinha alguma habilidade específica ou algo parecido, mas Nicky acha que é apenas um presente que ele ganhou. Ele sempre foi capaz, por exemplo, de escolher as canções de sucesso de um álbum. Ele continua contando sobre o papel do Dj's lá nos anos 70 ... Então Dj's dominaram a cena musical e o rádio não ditou os Dj's. Em vez disso, os radialistas foram aos Djs para ver o que eles estavam tocando, mas os Djs e os radialistas se uniram e tocaram uns aos outros novos discos quentes e, basicamente, programaram a mesma música. As mixagens não precisavam ter uma batida perfeita, como hoje, mas precisam soar bem.

Também naquela época os clubes nunca tinham três toca-discos, apenas dois, mas uma noite Nicky teve esse sonho. Ele estava tocando discos e esse efeito sonoro estava tocando durante a mixagem. Na manhã seguinte, ele desmontou seu toca-discos e a levou para o The Gallery e, em seis meses, todos os clubes de Nova York estavam usando três toca-discos. Muitas pessoas não sabem o que fazer com três toca-discos, mas Nicky sabia. Foi também no The Gallery que outros dois DJs famosos começaram suas carreiras e aprenderam a bater o mix, esses caras eram nada menos que Frankie Knuckles e o falecido Larry Levan.


Nick Siano no The Gallery

Foi Frankie quem se tornou amigo de Robin, a namorada de Nicky, ela apresentou Frankie a Nicky e ele conseguiu um emprego como DJ no clube. Frankie apresentou Nicky a um amigo selvagem, mas muito talentoso, Larry Levan. Larry também foi contratado e logo ele e Nicky se tornaram melhores amigos.

O impacto de Nicky nas pessoas que entravam em sua pista de dança foi enorme e o poder de compra de discos que ele gerou o tornou conhecido entre as gravadoras. Ele foi o primeiro a apresentar e estabelecer sucessos como "Love's Theme", da Love Unlimited Orchestra, "T.S.O.P." e "Love Is The Message" por MFSB. Ele também permitiu que novos talentos se apresentassem no The Gallery, Grace Jones fez sua primeira aparição nos Estados Unidos lá e Loleatta Holloway fez seu primeiro show ao vivo no clube.

The Gallery era frequentada por estrelas como Patti LaBelle, David Browie e Mick Jagger, e agora a mídia começou a notar o clube e este DJ poupular. "Women's Wear Daily" chamou Nicky de "um gênio por trás do toca-discos", uma história de 1975 no "NY Daily News" nomeou-o "um dos melhores DJs da cidade" e o ensaio fotográfico de 1977 da revista "New York", nas cinco casas noturnas mais visualmente deslumbrantes, incluindo o clube de Nicky "The Gallery". A grande imprensa mais a popularidade deste DJ levaram Nicky a compromissos em vários outros clubes de Nova York e em 1976 ele começou a tocar em um lugar chamado "The Enchanted Garden" localizado no Queens. Este clube pertencia a dois caras chamados Ian Schrager e Steve Rubell. Mais tarde, esses caras estavam prestes a abrir um novo clube localizado na W.54'th Street em Manhattan e eles perguntaram a Nicky se eles gostariam de se tornar um dos seus DJs residentes neste clube que eles chamam - Studio 54.

Apenas duas semanas depois, Nicky tocou no agora lendário clube, Studio 54, pela primeira vez. Nicky era um dos dois DJs residentes, o outro era Richie Kaczor. Como Nicky tocava no The Gallery nos fins de semana, ele tocava as noites da semana e Rich ficava nos fins de semana. Foi Richie quem tocou na noite de abertura e a segunda noite foi de Nicky. Nicky trabalhou no Studio 54 por cerca de meio ano, depois foi demitido porque preferia passar horas no banheiro chapado se drogado em vez de ficar tocando discos na cabine do DJ. Nicky parou de usar drogas há muitos anos. Nicky tem tantas memórias do estúdio que seria necessário um livro inteiro para contar tudo, mas uma noite memorável foi quando ele tocou na agora famosa festa de aniversário de Bianca Jagger, aquela em que ela entrou em um cavalo branco conduzido por um cara pintado de corpo nu. Ele acrescenta: “Aquela noite foi uma explosão!”.

Ele também contou um pouco sobre os proprietários do Studio 54, Steve e Ian: "Steve era hétero quando o conheci? Ian sempre foi um homem de negócios equilibrado e ele era hétero o tempo todo. Eu amo os dois, Steve e Ian foram muito bons comigo, e sempre os considerarei ótimos apoiadores e amigos ”. Ele pensa um pouco mais e continua: "Sim, também havia esse salão de celebridades no 54 que fazia Sodoma e Gomorra parecerem um jardim de infância!" (ooops - acho que não queremos saber o que aconteceu lá!).

Outras memórias preciosas são algumas histórias do falecido Larry Levan, Frankie Knuckles, Grace Jones e Donna Summer, entre outros. Mas teremos que esperar por essas memórias até que seu filme - Dance - termine. Mas, ele conta uma história de seu querido amigo Larry. "Larry e eu estávamos no Galllery um dia, e Larry não era exatamente o cara mais masculino, especialmente perto de mim, costumávamos acampar muito. De qualquer forma, estávamos no Gallery uma noite e ouvimos alguém entrar, então Larry vai e pega uma barra de proteção que tínhamos na parte de trás, e emboscamos o ladrão e Larry diz em sua voz mais maçante "Espere aí, mano". Bem, eu apenas desatei a rir e o ladrão pensou que nós dois estávamos fora de nossas mentes."

Perguntado se Nicky tinha algum mentor e / ou artista que ele queria mencionar, e ele disse: "Dj's como David Mancuso (proprietário e Dj no" The Loft "), Michael Cappello e David Rodriguez (ambos Dj's no original" Limelight "na 7th 'Ave. South) foram meus mentores. Eu tenho um verdadeiro carinho em meu coração por Grace Jones, ela fez sua primeira aparição nos Estados Unidos no Gallery e o mesmo por Loleatta Holloway ". Então. Ele realmente gostava da Disco Music naquela época ou era apenas um trabalho? Ele nunca pensou que fosse apenas um trabalho, ele sempre comia, dormia e respirava música, mesmo quando estava fora por um tempo. O único tipo de música que ele não gosta é ópera e country. Infelizmente, ele vendeu sua coleção original de DJs anos atrás, mas manteve algumas e substituiu algumas e diz que agora tem uma coleção muito boa. Algumas de suas músicas preferidas da Disco são (só para citar alguns. Sua lista pode continuar indefinidamente).

Eddie Kendricks - girl you need a change of mind

MFSB - love is the message

Black Ivory - mainline

Lace - can't play around

Grace Jones - pull up to the bumper

Chaka Khan - i know you, i live you

LaBelle - moonshadow

Loleatta Holloway - love sensation

Double Exposure - my love is free

Isley Brothers - get into something

Bobby Womack - i can understand it

Betty Wright - where is the love

Undisputed Truth - You + me = love

Shades Of Love - keep in touch body to body

Dahr Braxton - jump back

Unique - what i got is what you need

Loose Joints - is it all over my face

Em 1978, Nicky entrou no negócio de gravação, ele começou a produzir discos. Seu primeiro projeto, "Kiss Me Again", vendeu mais de 200.000 cópias e foi escrito e gravado para o falecido Arthur Russel, sob o nome de "Dinosaur". Na verdade, este foi o primeiro single Disco a ser lançado pela Sire Records. Mais tarde, Arthur fundou a famosa "Sleeping Bag Records" em 1982, junto com Will Socolov. Em 1983, Nicky produziu e escreveu o álbum Top 10 dance da "Billboard", "Pick it up" de Sofonda C. Este é o disco de que ele mais se orgulha, dentre os cerca de 20 discos que produziu. Mas qual é a sua melhor lembrança de seus anos no mundo da música? Sem dúvida ele diz: "Disco Convention 2, eu estava no dial respondendo perguntas quando adormeci, porque estava entediado e drogado, que parei há muitos anos atrás, de qualquer maneira, eles estavam fazendo aos 20 Dj's as mesmas perguntas e Então, quando eles chegaram até mim e me acordaram para me fazer as mesmas perguntas cansadas, eu respondi aos 3.000 participantes com uma bravata de "Eu concordo" e a multidão foi à loucura.

Em 1984, Nicky foi muito afetado pela morte de seu melhor amigo e colega DJ, David Rodriguez, que contraiu a AIDS. O interesse de Nicky pelo assunto tornou-se sua nova obsessão. Como resultado, ele começou a trabalhar com pessoas infectadas pelo HIV, voltou à escola e formou-se em serviço social. Ele logo se tornou reconhecido como uma autoridade líder em tratamentos alternativos para a infecção pelo HIV. Sua pesquisa e experiência resultaram no muito aclamado manual do HIV, "No Time To Wait" publicado pela Bantam Books em 1993. O livro realmente tocou e mudou a vida de muitas pessoas e seu trabalho se tornou conhecido em todo o mundo. Foi nessa época que o diretor Mike Nichols chamou Nicky para ajudar seu amigo, Anthony Perkins. O relacionamento com Mike Nichols levou ao roteiro Dance, no qual ele revelará algumas de suas melhores lembranças para os dias do Disco.

Em 19 de julho de 1998, Nicky voltou ao toca-discos novamente e foi DJ no Club Vinyl na festa de aniversário do Tribute para o falecido Larry Levan. O clube estava lotado e a grande resposta levou a outra noite no clube em 18 de setembro de 1998. Esta foi outra grande noite, porque além de Nicky atrás nos toca-discos, você também podia ver o desempenho de Taana Gardner ao vivo! Ao falar sobre Taana Gardner. Taana lançou um novo álbum chamado "I'm Comin" na West End Records em novembro de 1998. O single foi remixado por Nicky na noite anterior à sua apresentação no Club Vinyl. A canção foi escrita e produzida por Kenton Nix (o escritor dos antigos sucessos de Taana) junto com Ray Reid e William Anderson. Em 14 de novembro de 1998, a canção foi # 1 na "Billboard Hot Dance Breakouts Chart" e na DMA (Dance Music Authority) edição 1/99 está em # 5 no DMA Top 25 Radio Mix Show Chart. Nicky tocou em Paris em outubro e fez alguns shows memoráveis ​​na Itália durante o Ano Novo. Ele tocou em vários clubes como o Mazzon (31 de dezembro), Le Plasier (1 de janeiro) e Extra Extra (8 de janeiro). E como diz o Nicky: “Todos foram muito bem, principalmente o do Extra Extra. Fui convidado a voltar e avisarei com antecedência do meu itinerário.

No domingo, 19 de setembro de 2004, Nicky está de volta com sua nova festa - LUV CITY - na 66 Water Street, em DUMBO, Brooklyn. A festa começa às 18h até meia-noite e acontece a cada duas semanas. Nicky até projetou seu próprio sistema de som para a festa.

Então. Finalmente, a lenda do DJ e pioneiro encontrou o seu caminho de volta às pistas de dança onde tudo começou há quase 30 anos. Bem-vindo de volta, Nicky..

Comentários