Earth, Wind & Fire


Durante a década de 1970, uma nova marca de música pop nasceu - uma que estava impregnada de estilos africanos e afro-americanos - particularmente jazz e R&B, mas apelou para um corte transversal mais amplo do público ouvinte. Como fundador e líder da banda Earth, Wind & Fire, Maurice White não apenas abraçou, mas também ajudou a trazer essa evolução do pop, que preencheu a lacuna que muitas vezes separou os gostos musicais da América negra e branca. 

Certamente foi um sucesso, pois o EWF combinou musicalidade de alto calibre, amplo ecletismo de gênero musical e espiritualismo multicultural dos anos 70. “Queria fazer algo que não havia sido feito antes”, explica Maurice. “Embora fôssemos basicamente músicos de jazz, tocávamos Soul, Funk, Gospel, Blues, Jazz, Rock e Dance Music ... que de alguma forma acabou se tornando pop. Estávamos saindo de uma década de experimentação, expansão mental e consciência cósmica. Eu queria que nossa música transmitisse mensagens de amor e harmonia universais sem forçar o conteúdo espiritual dos ouvintes ".

 Maurice nasceu em 19 de dezembro de 1941, em Memphis, TN. Ele estava imerso em uma rica cultura musical que ultrapassou as fronteiras entre Jazz, Gospel, R&B, Blues e rock antigo. Todos esses estilos desempenharam um papel no desenvolvimento da identidade musical de Maurice. Aos seis anos, ele começou a cantar no coro gospel de sua igreja, mas logo seu interesse se voltou para a percussão. Ele começou a trabalhar como baterista ainda no colégio. Sua primeira atuação profissional foi com Booker T. Jones, que finalmente alcançou o estrelato como Booker T And The MG's. Depois de se formar no colégio, Maurice mudou-se para Windy City para continuar sua educação musical no prestigioso Conservatório de Música de Chicago.

Ele continuou a trabalhar como baterista, o que acabou levando a um lugar estável como percussionista de estúdio com o lendário selo de Chicago, Chess Records. Na Chess, Maurice teve o privilégio de tocar com nomes como Etta Jemas, Fontella Bass, Billy Stewart, Willie Dixon, Sonny Stitt e Ramsey Lewis, a cujo trio ele se juntou em 1967. Ele passou quase três anos como parte do Ramsey Lewis Trio . “Ramsey ajudou a moldar minha visão musical além da música”, explica Maurice. “Aprendi sobre performance e encenação”. Maurice também aprendeu sobre o piano de polegar africano, ou Kalimba, um instrumento cujo som se tornaria central em grande parte de seu trabalho ao longo dos anos.

Em 1969, Maurice deixou o Ramsey Lewis Trio e se juntou a dois amigos em Chicago, Wade Flamons e Don Whiteheadm como uma equipe de compositores, compondo canções e comerciais na área de Chicago. Os três amigos conseguiram um contrato de gravação com a Capitol e se autodenominaram "Salty Peppers", e tiveram um hit chamado "La La Time". Essa banda contou com Maurice nos vocais, percussão e Kalimba, juntamente com os tecladistas / vocalistas Wade Flemons e Don Whitehead.

Depois de se mudar para Los Angeles e assinar um novo contrato com a Warner Bros., Maurice fez o que pode ter sido a jogada mais inteligente de sua jovem carreira. Ele mudou o nome da banda para Earth, Wind & Fire (os três elementos em seu mapa astrológico). O novo nome também capturou a abordagem espiritual de Maurice à música - uma que transcendia categorias e apelava para vários princípios artísticos, incluindo composição, musicalidade, produção e performance. Além de White, Flemons e Whitehead, Maurice recrutou Michael Beal na guitarra, Leslie Drayton, Chester Washington e Alex Thomas nos trompetes, Sherry Scott nos vocais, o percussionista Phillard Williams e seu irmão mais novo Verdine no baixo.

Earth, Wind & Fire gravou dois álbuns para a Warner Bros: o álbum auto-intitulado Earth, Wind & Fire de 1970 e o álbum de 1971 "The Need Of Love". Um single desse álbum, "I Think About Lovin 'You", forneceu ao EWF seu primeiro hit Top 40 R&B. Ainda em 1971, o grupo interpretou a trilha sonora do filme de Melvin Van Peebles "Sweet Seetbacks Baadasssss Song".

Em 1972, White dissolveu a formação (exceto ele e o irmão Verdine White) e adicionou Jessica Cleaves (vocal - anteriormente do grupo de R&B The Friends Of Distinction), Ronnie Laws (flauta, saxofone), Roland Bautista (guitarra), Larry Dunn (teclado), Ralph Johnson (percussão) e Philip Bailey (vocal, ex-Friends & Love). Maurice ficou desiludido com a Warner Brothers, que assinou o grupo principalmente como uma banda de jazz. Maurice, em contraste, estava mais interessado em combinar elementos de jazz, rock e soul em uma forma evolutiva de fusão, um som verdadeiramente universal.

Uma apresentação no Rockefeller Center de Nova York apresentou o EWF a Clive Davis, então presidente da Columbia Records. Davis adorou o que viu e comprou o contrato da Warner Bros. Com a Columbia Records, estreando com o álbum "Last Days And Time" de 1972, o grupo lentamente começou a construir uma reputação por gravações inovadoras e empolgantes, shows ao vivo, completos com proezas de mágica (pianos flutuantes, kits de bateria giratórios, artistas desaparecendo) projetada por Doug Henning e seu então desconhecido assistente David Copperfield. 

Seu primeiro álbum de ouro, "Head To The Sky", alcançou a posição número 27 pop no verão de 1973, rendendo uma versão suave e picante de "Evil" e a faixa-título single. O primeiro álbum de platina do EWF, "Open Our Eyes", cuja faixa-título foi um remake do clássico originalmente gravado na Savoy Records, pelo grupo The Gospel Clefs, incluía "Mighty Might" (número quatro do R&B) e "Kalimba Story" (número seis do R&B).

Maurice mais uma vez compartilhou uma lista de gravadoras com Ramsey Lewis, cuja estreia na Columbia "Sun Goddess" foi lançada em dezembro de 1974. A faixa-título transmitida por rádio foi lançada como single sob o nome de Ramsey Lewis & Earth, Wind & Fire. Alcançou a 20ª posição no R&B no início de 1975. O álbum "Sun Goddess" foi ouro, atingindo a 12ª posição pop no início de 1975. Maurice também tocou em outro álbum de sucesso de Lewis, "Wade In The Water", a faixa-título single alcançou a terceira posição no R&B no verão de 1966.

A inspiração para "Shining Star" (um dos singles mais amados do EW&F) foi inspirada a partir de pensamentos que Maurice teve durante uma caminhada sob o céu estrelado que cercava as montanhas ao redor do Caribou Ranch, CO, um popular local de gravação e retiro durante os anos 70. A faixa foi originalmente incluída no filme "That's The Way Of The World (essa é a maneira do mundo)", estrelado por Harvey Keitel e foi produzida por Sing Shore (Superfly).

"Shining Star" brilhou no R&B foi número um por duas semanas e atingiu o primeiro lugar no pop no início de 1975. Foi incluído em seu álbum multi-platina de 1975 "That's The Way Of The World", que manteve o primeiro lugar pop por três semanas na primavera de 1975 e lhes valeu seu primeiro prêmio Grammy. A faixa-título chegou ao quinto lugar no R&B no verão de 1975. Também rendeu a clássica balada "Reasons", uma faixa de álbum extremamente popular transmitida por rádio.

O álbum multi-platina "Gratitude" manteve o primeiro lugar de álbum pop por três semanas no final de 1975. No álbum estava "Singasong" (ouro, número um R&B por duas semanas, número cinco pop), a balada Skip Scarborough "Can 't Hide Love "(número 11 R&B), e as populares faixas do álbum transmitidas pelas rádios" Celebrate "," Gratitude "e a versão ao vivo de" Reasons ". 

Em 1976, Maurice decidiu que queria gravar um álbum espiritual. O álbum multi-platina "Spirit" estacionou no segundo lugar pop por duas semanas no outono de 1976 e ostentou o ouro, o single número um de R&B "Getaway" e "Saturday Nite". "Spirit" é lembrado como um dos melhores álbuns do EWF e infelizmente também por ser o último projeto do Produtor Charles Stepney. Ele morreu em 17 de maio de 1976 em Chicago, IL, aos 45 anos. Charles foi um ex-arranjador / produtor / músico de sessão / multi-instrumentista / compositor da Chess Records e o principal colaborador de Maurice em seus projetos EWF. O álbum multi-platina "All 'N All" alcançou o terceiro lugar no pop no final de 1977, ganhou três Grammy's e teve arranjos de Tom Tom Washington e Eumir Deodado do Chicago Soul. Os singles foram "Serpentine Fire" (número um R&B por sete semanas) e "Fantasy".

A seção de sopros do grupo, os lendários Phenix Horns (Don Myrick no saxofone, Louis Satterfield no trombone, Rahmlee Michael Davis e Michael Harris nos trompetes) tornaram-se parte integrante do som The Earth, Wind & Fire.

Durante esse tempo, Maurice produziu vários artistas como "The Emotions" ("Flowers" de 1976 e "Rejoice" de 1977, que incluiu o hit número um de R&B / pop "Best Of My Love") e Deniece Williams ("This Is Niecy" de 1976 que incluiu o hit Top Ten de R&B "Free"). No final dos anos 70, em associação com a Columbia Records, Maurice também lançou uma gravadora, a ARC.

O conjunto de maiores sucessos multi-platina "The Best Of Earth, Wind & Fire, Vol. I" incluía um cover de "Got To Get You Into My Life" dos Beatles e alcançou o primeiro lugar no R&B e o nono lugar no pop no verão de 1978 O grupo cantou a canção no filme de 1975 dos Bee Gees / Peter Frampton "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Outro single, "September", alcançou o primeiro lugar no R&B e o oitavo lugar no pop no início de 1978. Por outro lado, estava a faixa popular do álbum "Love's Holiday" de "All 'N All".

Suas apresentações ao vivo também foram estelares. Multidões lotadas ficaram fascinadas com as apresentações bombásticas da banda. Suas apresentações explodiram uma onda cósmica de paz, amor e outras vibrações felizes para o público, usando uma combinação de fantasias arregaladas, luzes, pirotecnia e boa música. Às vezes, eles até lançavam ilusões mágicas. A mensagem da Earth, Wind & Fire foi de harmonia universal, tanto no sentido musical como cultural. “Vivemos em uma sociedade negativa”, disse Maurice à Newsweek. “A maioria das pessoas não consegue ver a beleza e o amor. Eu vejo nossa música como um remédio”.

O álbum multi-platina "I Am" alcançou a terceira posição pop no verão de 1979 com a força do single "Boogie Wonderland" com "The Emotion" (número dois R&B por quatro semanas, número seis pop) e o ouro da fenomenal  balada "After The Love Has Gone", escrita por David Foster, Jay Graydon e Bill Champlin que ficou em segundo lugar no R&B / pop por duas semanas. Seu álbum "Faces" alcançou a décima posição pop no final de 1980 e foi levado ao ouro pelos singles "Let Me Talk" (número oito R&B), "You" (número dez R&B) e "And Love Goes On".

"Let's Groove", que vendeu um milhão de cópias, co-escrita por Wanda Vaughn do The Emotion e seu marido Wayne Vaughn, foi a faixa que revigorou a carreira de EWF, estacionando em primeiro lugar no R&B por oito semanas e em terceiro lugar pop com seu álbum "Raise" chegou à platina (alcançando a quinta posição pop no final de 1981). 

Seu próximo álbum de ouro, "Powerlight", alcançou a 12ª posição pop na primavera de 1983 e incluiu o single Top Ten R&B e "Fall In Love Withe Me" indicado ao Grammy. O álbum "Electric Universe" de 1983 estagnou na posição 40 pop, quebrando a seqüência de álbuns de ouro, platina e multi-platina da banda.

Em 1983, Maurice decidiu que ele e a banda precisavam de uma pausa. Durante esse tempo, Maurice gravou seu álbum solo autointitulado "Maurice White" e produziu vários artistas, incluindo Neal Diamond, Barbra Streisand e Jennifer Holliday. 

Reunindo-se com a banda em 1987, o EWF lançou o álbum "Touch The World" e marcou mais um single de R&B, "System Of Survival" e embarcou em uma turnê mundial de nove meses. Isso foi seguido pelo lançamento de 1988 "The Best Of Earth, Wind & Fire Vol. II".

Em 1990 o grupo lançou o álbum "Heritage". Dois anos depois, Earth, Wind & Fire lançou "The Eternal Dance", uma retrospectiva de uma caixa de 55 faixas de toda a história da banda. O surgimento de tal projeto após um período prolongado de relativa inatividade sinalizou para muitos ouvintes que a banda estava chamando seu fim, mas isso não aconteceu. Em 1993, o EWF lançou o álbum "Millennium", que incluía os indicados ao Grammy "Sunday Morning" e "Spend The Night".

Earth, Wind & Fire continuaram gravando e em 1996 lançaram "Avatar" e "Greatest Hits Live", seguidos por "In The Name Of Love" de 1997; "That's The Way Of The World: Alive In '75", de 2002; "Live In Rio" que foi gravada durante a "I Am World Tour" de 1979, "The Promise" de 2003, que incluiu o indicado ao Grammy "Hold Me" e "Illumination" de 2005, que incluiu o indicado ao Grammy "Show Me The Way".

Em 2000, a edição de nove peças dos anos 70 de Earth, Wind & Fire se reuniu por uma noite apenas em homenagem à sua introdução no "Hall da Fama do Rock And Roll". Em 2001, a Eagle Rock Entertainment lançou o documentário "Earth, Wind & Fire: Shining Stars", que contém vídeos históricos raramente vistos junto com entrevistas aprofundadas com os membros da banda.

Mesmo que Maurice não faça mais parte do grupo em turnê, ele continua sendo o coração e a alma da banda nos bastidores como compositor e produtor. Maurice reflete: "Eu queria criar uma biblioteca de música que resistisse ao teste do tempo. A Consciência Cósmica é o componente-chave do nosso trabalho. Expandir a consciência e elevar o ânimo é muito importante hoje em dia. As pessoas estão procurando por mais. Espero que nossa música possa dar a eles algum incentivo e paz ".



Maurice White, vocalista e co-fundador da lendária banda de Soul, Funk e R&B, faleceu aos 74 anos em 4 de Fevereiro de 2016 na sua casa em Los Angeles, California.

A causa da morte não foi revelada, apesar de White ter afirmado, em 2000, que sofria do Mal de Parkinson.

"Meu irmão, herói e melhor amigo Maurice White faleceu nesta noite, enquanto dormia", escreveu Verdine White em um post no Facebook. "O mundo perdeu mais um dos seus grandes ídolos da música. Nossa família pede que nossa privacidade seja respeitada neste momento de transição tão difícil nas nossas vidas. Agradecemos as preces e os pêsames de todos vocês".


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