High Fashion

 


O nome da banda associada ao ramo da moda não era, entretanto, algo que Petrus estava atrás. Em vez disso, foi Mic Murphy, o co-responsável pela editora Petrus 'Little Macho em Nova York, que surgiu com o nome High Fashion. Mic estava muito familiarizado com a cena musical de Nova York e certamente sabia que tipo de nome descolado uma banda nova deveria ter. Murphy é, claro, mais conhecido por ser o road manager da banda de Funk Kleeer antes de conhecer Petrus e o co-fundador da banda de Synth Funk The System em 1982.

No início, a banda continha três membros, Eric McClinton, Meli'sa Morgan e Alyson Williams, todos os vocalistas que foram escolhidos como membros da banda tinham uma formação musical interessante. Eric havia sido membro da Motown Band "The Vikings" no início dos anos 70 e trabalhou como vocalista na "The Mike Theodore Orchestra" em 1979 e Meli'sa Morgan como vocalista em diferentes álbuns do "Kleeer" e em "Shades Of Love" em 1982. Alyson, filha do líder da banda de Jazz e trompetista Bobby Booker, fez alguns trabalhos de fundo como vocalista em vários álbuns da incrível banda" Unlimited Touch "antes de se juntar ao grupo. O nome mostrava claramente o que Petrus estava procurando. Ele queria uma música elegante e de bom gosto apresentada em um pacote luxuoso.

Mais uma vez, Petrus usou uma mistura de músicos italianos e americanos, tanto internos quanto externos, para escrever, produzir e tocar a música, e então trouxe os vocalistas quando tudo estava pronto. Embora a banda deva ser considerada como uma mistura de um conceito de estúdio e uma banda comum, afinal, os cantores nunca tocaram nenhum instrumento ou escreveram qualquer música (apenas letras), High Fashion era mais uma banda do que Change em 1980 e 1981 por exemplo. Os vocalistas também foram nomeados na capa como uma banda e retratados na mesma também. Essa forma de montar uma nova banda era típica de Petrus funcionou bem, então por que parar agora.

Petrus também tinha uma maneira interessante de lidar com as músicas compostas para suas bandas. Ele disse a sua equipe de escritores, músicos e produtores para fazerem o que queriam, trouxe o vocalista para terminar o trabalho, mas não disse uma palavra a eles sobre em que álbum as canções iriam acabar. Isso foi algo que eles ouviram mais tarde no rádio, apenas os principais italianos sabiam. É por isso que as semelhanças entre os álbuns de B.B. & Q. Band, High Fashion e Change em 1981-1983, por exemplo, eram tão indiscutivelmente óbvias. Apesar de Petrus ter pensado em dar a cada banda um perfil pessoal, era difícil detectar qualquer coisa além de uma vaga diferença entre eles. Geralmente High Fashion e B.B. & Q. Band tinham um estilo mais Funk do que Change, mas, mais uma vez, era difícil dizer. As faixas de todos os álbuns de um específico poderiam facilmente ter sido trocadas entre elas e ninguém nunca teria notado.

High Fashion lançou seu primeiro álbum na Capitol em 1982, intitulado "Feelin 'Lucky" e apresentou um estilo R&B elegante misturado com um distinto sabor europop e rock. O nome do grupo realmente combinou bem com seu som europeu na maioria das faixas. A estréia do High Fashion se destacou das demais produções Petrus / Malavasis daquele ano, nenhuma delas teve aquele som pop e rock na mesma medida com exceção do obscuro mas interessante álbum Zinc. O álbum do High Fashion de fato incluiu dois exemplos muito típicos e clássicos da Little Macho Productions, a alegre e esperta disco influenciada por "Feelin 'Lucky Lately" e a cativante e Funk "Hold On". Ambas as faixas eram muito parecidas e com muitas faixas dos álbuns de Change e B.B. & Q. Band também. Como já mencionado, o procedimento comum era Petrus reunir todas as canções produzidas entre seus poucos escritores e então no último minuto decidir qual faixa seria colocada em qual álbum, por isso muito do seu artista soava igual, o "Petrus Som". Este padrão foi repetido inúmeras vezes com um resultado esplêndido.

"Feelin 'Lucky Lately" imediatamente se tornou um sucesso considerável e alcançou a posição 32 na parada de R&B da Billboard. O resto do álbum, com seu suave som europop misturado com alguns refrões mais orientados para o groove. Mais notável foi a faixa mid-tempo "I Want To Be Your Everything".

A estrela da ascensão de Kashif fez uma curta participação e escreveu ou co-escreveu três faixas e co-produziu três outras. Como sempre, o excelente compositor Romani deu uma extensa contribuição com três faixas co-escritas e entre elas o hit principal "Feelin 'Lucky Lately". O velho guerreiro Fonzi Thornton, usado em produções anteriores de Petrus e também cantor em vários álbuns do Chic, escreveu as letras de três faixas. Os produtores já eram conhecidos do Change, Petrus e Malavisi. Petrus, a pessoa mais voltada para os negócios, não produzia de fato, essa era a grande proeza de Malavasi e Romani. Um mau hábito de Petrus às vezes era tirar os créditos dos músicos, muitas vezes prometido ser creditado como produtores dos álbuns, comportamento que naturalmente deixava as pessoas menos ansiosas para trabalhar com ele, para dizer o mínimo. Tanto Dennis Coffey, Mike Theodore e Kashif experimentaram isso no primeiro álbum do High Fashion no qual foram creditados como produtores assistentes.

Em 1983 era hora de lançar seu segundo álbum, "Make Up Your Mind". Mais uma vez, a Capitol Records foi a gravadora. O set acabou sendo um disco puro e sólido, embora não fosse muito inovador. A essa altura, Meli'sa Morgan havia deixado o grupo para uma carreira solo de sucesso e foi substituída pela vocalista de jazz Marcella Allen, que apareceu no álbum de jazz de "Lonnie Liston Smith" "Love Is The Answer" em 1980, entre outros. Petrus e Malavasi produziram o disco mais uma vez. Petrus na verdade co-escreveu uma faixa, uma coisa rara com certeza, já que só aconteceu em poucas ocasiões. Caso contrário, foi a vez de Malavasi mostrar seu talento mais uma vez, ao escrever quatro faixas em favor de Romani que não escreveu nenhuma. Timmy Allen do Change também escreveu duas faixas e a sensual cantora Tawatha Agee do Mtume escreveu as letras de uma faixa. Notável é que Petrus decidiu usar uma quantidade muito limitada de músicos, incluindo todos os membros da B.B. & Q. Band quando o álbum foi gravado. Isso poderia ser explicado por seus crescentes problemas financeiros que continuavam incomodando sua mente.

O álbum era muito sólido, virtualmente sem faixas ruins e com um padrão geral muito alto. Também foi um álbum significativamente mais difícil e inspirado no Funk em comparação com o álbum de estreia, sem perder a facilidade de listar o sentimento suave. O álbum foi talvez um pouco repetitivo e não mostrou nenhum movimento espetacular no que se refere à parte musical, mas com grandes realizações de vocalista, apresentou uma ótima mistura de dance music.

As faixas mais marcantes foram as poderosas e velozes "Make Up Your Mind", "Love" e "Pump On The Pipe" com muito groove além da maravilhosa faixa midtempo "A Little Bit More Time" e a valiosa balada " Just A Little More Love". Williams, com sua característica voz alta e forte, e MacClinton com sua voz áspera, trabalhadora e inspiradora, acabaram sendo uma combinação inovadora que completou o álbum. Este é um dos melhores álbuns de 1983, embora não tenha sido apreciado pelo lado comercial, pois não vendeu muito bem. Os ouvintes que não o compraram perderam um álbum bom, sólido e Funk, incluindo algumas faixas memoráveis ​​que valeram o dinheiro.

De acordo com o ex-membro do Change, Jeff Bova, o High Fashion começou a trabalhar em um terceiro álbum, mas a ideia foi abundante antes de virar realidade e o High Fashion se separou. Rumores dizem que o High Fashion lançou um 12 '' em 1984 ou 1985, mas isso ainda não foi confirmado. Em 1986, no entanto, um grupo chamado High Fashion lançou um 12 '' intitulado "You Make Me Feel So Good" pela pequena gravadora chamada High Fashion Records. Nada prova, entretanto, que este é o mesmo grupo, especialmente porque nenhum dos compositores, produtores ou mesmo as vozes do disco podem ser reconhecidos das produções anteriores.

Após o fim do grupo Meli'sa seguiu fazendo uma carreira solo bastante boa com seu maior sucesso "Fools Paradise" lançado em 1985. Em seu álbum "Good Love" em 1987 ela fez um dueto clássico com Kashif que também produziu o álbum . Meli'sa ainda trabalha com música hoje. Alyson Williams também fez carreira solo produzindo uma ótima balada "Just Call My Name" de seu LP de estreia em 1989. Ela também cantou como cantora de fundo no segundo álbum do Fat Boys em 1985. Eric McClinton também participou como cantor de fundo nos álbuns "Six Million Times" da BB & Q. Band e "This Is Your Time" do Change. Ele também foi o vocalista das duas raras criações de estúdio de Ze-Brass (1983) e Deep (1985), mas então ele parece ter desaparecido de cena. Marcela Allen mais tarde trabalhou como vocalista em um álbum de rock experimental em 1983 e em um álbum de rap em 1992.


Alyson Williams


Eric McClinton


Meli'sa Morgan






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