Mandrill

 


Mandrill é uma banda americana de funk do Brooklyn, Nova York, formada em 1968 pelos irmãos Carlos, Lou e Ric Wilson. Allmusic os chamou de 'um dos trajes mais progressistas do funk ... com uma visão expansiva e elética.

Os irmãos Wilson nasceram no Panamá e cresceram na área de Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn. Com Carlos no trombone e vocal, Lou no trompete e vocal, e Ric no saxofone e vocal, eles formaram a banda para combinar Funk, Soul, Jazz e Música Latina. A banda recebeu o nome de uma espécie de primata Mandrill, conhecida por suas características coloridas e estrutura social voltada para a família. Os outros membros originais incluíam o tecladista Claude "Coffee" Cave, o guitarrista Omar Mesa, o baixista Bundie Cenas e o baterista Charlie Padro.

Eles assinaram com a Polydor Records e lançaram seu álbum de estreia autointitulado em 1970. O álbum e seu single autointitulado "Mandrill" alcançaram as paradas da Billboard. Fudgie Kae Solomon substituiu Cenas em seu segundo álbum "Mandrill Is", que também alcançou as paradas pop e soul da Billboard.

Neftali Santiago se tornou o novo baterista do Mandrill. Seu terceiro álbum "Composite Truth" foi lançado em 1973 e se tornou seu lançamento de maior sucesso, com o single "Fencewalk" alcançando a posição 19 na parada de singles da Billboard. Durante este período, Mandrill ganhou notoriedade crítica como uma das bandas de funk mais progressivas e experimentais dos anos 1970, enquanto o uso de elementos latinos atraiu comparações com Santana e War. O historiador de Funk Rickey Vincent observou a associação multiétnica de Mandrill e a mistura bizarra de ritmos africanos, riffs de rock escaldantes, country fonk, bop jazz e óperas de guitarra de um acorde.

O guitarrista Dougie Rodriguez, um ex do Santana, juntou-se a tempo para o quinto álbum, "Mandrilland", que rendeu à banda outra entrada na parada de álbuns R&B da Billboard. Em 1975, todos os membros do grupo, exceto os irmãos Wilson e Cave, partiram, e Mandrill mudou para a United Artists. O álbum "Solid" e "Beast From The East" foram gravados com sessão de músicos. A banda então mudou para a Arista Records e adicionou um quarto irmão de Wilson, Wilfredo, no baixo. O ex-baterista Neftali Santiago voltou e o guitarrista Joaquin Jessup entrou. Essa formação lançou o álbum "We Are One" em 1977 e marcou seus maiores sucessos em vários anos com os singles "Funky Monkey" e "Can You Get It". A banda lançou mais três álbuns para Arista, com sucesso decrescente, e parou de gravar como um grupo em 1982.

Lou Wilson morreu aos 71 anos em 2013. Em 2019 Mandrill anunciou um novo álbum intitulado "Back In Town". O álbum está programado para um lançamento no outono de 2020. A formação atual inclui Carlos, Ric e Wilfredo Wilson, além de Marc Rey (guitarra solo), Stacy Lamont Sydnor (bateria), Derrick Murdock (baixo), Eli Brueggeman (teclados) e Keith Barry (viola, saxofone, flauta).

As canções do Mandrill foram sampleadas por muitos artistas de hip-hop, como Johnny D, Public Enemy, Beck, Dj Shadow, Shawt Lo Big, Kanye West, Jin, Eminem, The Avalanches e 9th Wonder.

Comentários