Martha Wash

 



Martha Elaine Wash nascida em 28 de dezembro de 1953. É uma cantora, compositora, atriz e produtora americana. Conhecida por sua voz distinta e poderosa, Wash primeiro alcançou a fama como metade de "Two Tons O 'Fun"(formado por Izadora Armstead e Martha Wash). Cantou como backing para o single disco americano do Sylvester, incluindo em seu hit "You Make Me Feel (Mighty Real)". Depois de ganhar seu próprio contrato de gravação, eles lançaram três canções consecutivas de sucesso comercial, todas alcançando o número 2 nas paradas de dance. A dupla foi renomeada para "The Weather Girls" em 1982 depois de lançar o single mais vendido "It's Raining Men", que os chamou a atenção do pop mainstream. "The Weather Girls" lançou cinco álbuns e foi fortemente incluída nos álbuns de Sylvester.



Album The Weather Girls - It's Raining Men de 1982

Depois de se separar em 1988, Wash fez a transição para a House Music como artista em várias canções de sucesso. Seu sucesso na parada de dança da Billboard lhe rendeu o título honorífico de "The Queen Of Clubland", com um total de quinze canções número um na parada até o momento.

Wash também é conhecida por deflagrar a legislação no início dos anos 1990, que fez créditos vocais em CDs e videoclipes. Começando no final da década de 1980, seus vocais de estúdio foram usados ​​em várias canções de dance de sucesso sem sua permissão. Modelos sincronizados labialmente com sua voz em videoclipes e durante apresentações ao vivo. Como resultado, a identidade de Wash era desconhecida e ela teve negado o crédito e royalties por muitas das canções que gravou. Isso incluiu a canção "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)". Posteriormente, na Rolling Stone, o crítico musical Jason Newman descreveu Martha Wash como "A cantora desconhecida mais famosa dos anos 90". Em dezembro de 2016, a revista Billboard a classificou como a 58ª artista de Dance de maior sucesso de todos os tempos.

De 1976 a 1988

Em fevereiro de 1976, Wash fez o teste como backvocals ao cantor e compositor americano Sylvester e seu empresário Brent Thompson. Impressionado com seu desempenho vocal, Sylvester perguntou se ela tinha outro grande amigo negro que pudesse cantar, após o que ela o apresentou a Izora Rhodes. Embora ele se referisse a elas simplesmente como "The Girls", Wash e Rhodes formaram um duo musical chamado "Two Tons O 'Fun (às vezes referido apenas como" The Two Tons ")." Two Tons O' Fun estreou como vocalistas de apoio de Sylvester em seu terceiro álbum intitulado Sylvester, lançado em 1977. A dupla fez backing vocals nos singles do álbum "Down, Down, Down" e "Over And Over", que alcançou o décimo oitavo lugar na Billboard Dance Chart. Em uma entrevista ao Daily Xtra, Wash contou que trabalhar ao lado de Sylvester a ajudou a aprimorar seus próprios estilos vocais. Em 1978, Sylvester lançou seu quarto álbum "Step II", que também incluiu "The Two Tons ' nos background vocals ao longo do álbum." Dance (Disco Heat) ", o single principal do álbum que apresentava com destaque" The Tons ", alcançou o número um na parada Billboard Dance e se tornou seu primeiro single número um nessa parada. Em 1979, "Two Tons O 'Fun" cantou no álbum ao vivo de Sylvester "Living Proof", incluindo solos de Wash e Rhodes na faixa "Are You My Friend ". No final daquele ano, a dupla fechou seu próprio contrato com a" Fantasy Records ".

Em 24 de janeiro de 1980, a dupla lançou seu primeiro álbum autointitulado "Two Tons Of Fun". O álbum gerou dois singles de dança entre os cinco primeiros: "Earth Can Be Just Like Heaven" e "I Got The Feeling". Seu segundo álbum "Backatcha" foi lançado no final daquele ano. O álbum gerou um single "I Depend On You" que alcançou a posição de setenta e dois no Dance Chart.

Em setembro de 1982, a dupla lançou seu single "It's Raining Men". A música se tornou seu maior sucesso, chegando ao ponto máximo na Dance Chart e na 46ª posição na Billboard's Hot 100 Chart. Após o sucesso da música, Two Tons O Fun mudou o nome do grupo para "The Weather Girls". Em 22 de janeiro de 1983, eles lançaram seu terceiro álbum Success. A faixa-título do álbum "Success" foi lançada como o segundo single e alcançou a posição oitenta e nove na parada de R&B. Em 1985, "The Weather Girls" lançou seu quarto álbum "Big Girls Don't Cry". Em 1986, Wash lançou uma música solo, "Breakin The Ice", na trilha sonora do filme da Paramount "Gung Ho". Em 1988, "The Weather Girls" lançou seu quarto álbum autointitulado "The Weather Girls", o álbum final de Wash com a dupla. Pouco depois do álbum, "The Weather Girls" acabou e Wash começou a carreira solo e também começou a trabalhar como vocalista de estúdio. Entre outras participações, ela contribuiu com os vocais de fundo no single "Freeway Of Love" de Aretha Franklin para seu álbum "Who's Zoomin 'Who".

De 1989 a 1991: Seduction, Black Box e C+C Music Factory

Em 1989, Wash gravou a canção "(You're My One And Only) True Love" como uma demo, produzida por David Cole que mais tarde viria a ser C + C Music Factory. Cole mais tarde deu a música para o então novo grupo feminino Seduction. A canção apareceu no álbum de estreia do Seduction, "Nothing Matters Without Love", lançado em setembro de 1989, mantendo o uso dos vocais principais de Wash e acrescentou os vocais de fundo do Seduction à canção. Além disso, ela só foi creditada por seus vocais de fundo e Cole remixou e alterou os vocais principais de Wash da música para tornar sua voz menos reconhecível na música. "(You're My One And Only) True Love" foi lançado como o segundo single do Seduction em julho de 1989. O single se tornou um sucesso inesperado quando alcançou o número 23 na parada Billboard Hot 100 e número três na Dance Chart . Wash acabaria entrando com um processo contra os produtores e a A&M Records por uso não autorizado de sua voz. O caso chegou a um acordo extrajudicial em dezembro de 1990.

No verão de 1989, o grupo italiano de House Music, Black Box recrutou Wash inicialmente como um cantor de sessão para demos das suas próximas canções. Wash fez uma demonstração de um total de seis canções para o grupo. Apesar de ter sido recrutado estritamente para fazer as demos das músicas, a Black Box manteve o uso dos vocais Wash nas músicas e os lançou em seu álbum de estreia "Dreamland". Em dezembro de 1989, a Black Box lançou seu segundo single "I Don't Know Anybody Else". A música, que apresentava os vocais de Wash, se tornou um hit internacional e alcançou o pico entre as dez primeiras posições de muitos países. O grupo seguiu com o lançamento de mais um single "Everybody Everybody", também com Wash, que se tornou mais um sucesso internacional. Apesar das contribuições de Wash para as canções, Black Power nunca creditou Wash por seus vocais e, em vez disso, usou a modelo francesa Katrin Quinol para sincronizar os vocais de Wash durante videoclipes, performances na televisão e shows. Wash inicialmente tomou conhecimento do escândalo e processou a RCA Records e a Black Box por apropriação comercial em setembro de 1990. A RCA resolveu o caso fora do tribunal em dezembro de 1990, concordando em pagar a Wash uma taxa financeira substancial. A empresa também assinou com ela um contrato de gravação de oito álbuns e financiou sua turnê nacional. Além disso, muitos dos lançamentos da Black Box que continham os vocais de Wash foram relançados com seus créditos. A Black Box continuou lançando singles em 1991, que viu o lançamento do hit internacional "Strike It Up", "Fantasy" e "Open Your Eyes".

Em novembro de 1990, o C + C Music Factory lançou seu single de estreia "Gonna Make Your Sweat (Everybody Dance Now)", que contava com os vocais não creditados de Wash no refrão. A canção se tornou um sucesso internacional, alcançando a primeira posição no Billbiard's Hot 100 e vendendo mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. Depois de descobrir que o grupo estava usando a modelo que virou cantora Zelma Davis no videoclipe, Wash tentou negociar com os produtores da C + C Music Factory por créditos de capa e royalties, o que acabou fracassando. Além disso, a música usou e editou uma compilação de partes vocais que Wash gravou em junho de 1990 para uma fita de demonstração não relacionada. Em 11 de dezembro de 1991, Wash entrou com uma ação no Tribunal Superior de Los Angeles contra a C + C Music Factory Robert Civiles e David Cole, acusando os produtores e sua gravadora, a Sony Music Entertainment, de fraude, embalagem enganosa e apropriação comercial. O caso foi finalmente resolvido em 1994 e, como resultado do acordo, a Sony fez um pedido sem precedentes à MTV para adicionar um aviso de isenção de responsabilidade que creditava Wash pelos vocais e Zelma Davis (que dublou os vocais de Wash no videoclipe oficial) para visualização para o videoclipe "Gonna Make You Sweat".



Comentários