Richie Kaczor: o lendário DJ do Studio 54


 Richie Kaczor, cujo nome de nascimento era Richard Paul Kaczor, nasceu em Elizabeth, New Jersey, em 9 de dezembro de 1952. Infelizmente, ele faleceu muito cedo em abril de 1993, a causa da morte é desconhecida.

Já na adolescência, Rich se interessou pela música Soul negra e começou a construir para si uma coleção das melhores e mais recentes faixas. Seu amor pela música e especialmente pela música dançante o levou ao que se tornaria sua carreira. Um DiscJockey.

Richie começou a tocar em vários clubes de Nova Jersey, entre eles o One Same Man (também conhecido como The Alamo) no meio do "The Circuit" em Kingsley em Asbury Park.

Ele também tocou em estados vizinhos, mas foi em 1973 quando ele começou a tocar na "Hollywood Discoteque" na 128 West 45th Street em Manhattan, NYC. O clube tinha acabado de mudar seu nome de "Turntable" quando Richie começou a tocar lá junto com um DJ amigo seu - Tony G. É agora que Richie começou a fazer seu nome e já era um excelente mixer de beat, o que não era muito comum neste época. Os dois amigos tocaram em Hollywood até que o clube foi transformado no Barnum Room de GG por volta de 1977.

Tony G passou a tocar no Copacabanna em Nova York, enquanto Richie começou a tocar no Second Story na Filadélfia. Ele tocou lá por cerca de 6 meses, até ser abordado por Steve Rubell e Ian Schrager para vir a tocar no novo Club que estava prestes a abrir. Um Club que em breve se tornaria mundialmente famoso por suas festas extravagantes e por ser o "The Club" para ser visto por todos os ricos, famosos e pretendentes - Studio 54.

Em 26 de abril de 1977, na 254 W. 54'th Street, Manhattan, Nova York, o The Studio 54 teve sua grande inauguração. As pessoas ainda estavam trabalhando no clube quando alguns dos convidados começaram a se reunir do lado de fora. Cerca de meia hora depois, o clube abriu suas portas pela primeira vez, e a primeira música que os primeiros convidados ouviram no novo Club foi "Devil's Gun" de CJ & Co. O DJ dessa noite de estreia foi (claro) Richie Kaczor. Mas não havia muita gente entrando no clube àquela hora, mas em poucas horas o lugar estava lotado e do lado de fora estava um caos. Mesmo as pessoas com convites não conseguiam entrar. O Club foi um sucesso instantâneo, assim como seu DJ talentoso. Havia dois DJs residentes nessa época, Richie tocava nos fins de semana e outro DJ lendário, Nicky Siano, tocava na segunda noite e nas noites da semana no "54". Nicky era dono do popular "The Gallery", que passava nos fins de semana.

Da cabine do DJ em forma de ferradura, Richie podia olhar para a multidão dançando na enorme pista de dança com todas as colunas iluminadas que desciam da pista de dança, haviam banquetas prateadas e o bar principal espelhado em forma de diamante. Ao lado dele, no canto superior direito, as pessoas podiam vê-lo em ação da varanda e à sua esquerda ficava o palco remanescente dos dias de premissas como teatro e estúdio de TV. Durante os anos seguintes, todos os artistas mais badalados do Disco entrariam neste palco e cantariam seus sucessos. Só podemos imaginar como ele se sentiria bem em cima da cabine com todas as pessoas dançando embaixo. Mas não foram apenas Richie e Nicky que conseguiram mover a multidão do "54", muitos outros DJs mais badalados de Nova York tocaram períodos regulares ou participaram do clube como convidados. Alguns desses DJs são; John "Jellybean" Benitez, Jim Burgess, Kenny Carpenter, John Ceglia, Tony Humphries, Bert Bevans, Roy Thode, Robbie Leslie, Tony Carrasco e muitos outros ...

Richie e os outros Dj's gostaram muito do excelente sistema de som instalado no club. Foi construído e desenhado por algumas das melhores pessoas do ramo - RLA (Richard Long & Associates). Richard foi também o responsável pela aparelhagem do "Paradise Garage", uma aparelhagem que ainda hoje se diz ter sido a melhor já instalada numa discoteca em qualquer parte do mundo.

Mesmo que Richie comandasse a pista do club mais lendário do mundo, é surpreendente descobrir que muitas pessoas não sabiam o seu nome ou o de outro DJ residente do Studio 54. Isso está muito longe da situação, por exemplo, no The Paradise Gargare, onde todos sabiam o nome do DJ - Larry Levan. Todos que conheceram Richie só têm coisas boas a dizer sobre ele e todos pensam que ele nunca recebeu a atenção e o reconhecimento que realmente merecia. Ele era um cara ótimo - legal, gentil e pé no chão - com uma paixão pela música e um grande amor pelo seu trabalho.

Adele, a ex-mulher de Richie, disse: "Quero acrescentar que acho que Richie foi um dos DJs mais talentosos que já ouvi e muitos fãs concordaram. Richie tinha um talento especial que acho que ele considerava natural. Ele adorava ser DJ, mas acho que não percebeu o quão talentoso ele era. Ele não tinha ego e era um cara extremamente legal. Richie tinha um jeito especial de mixar música e suas escolhas de mixagens eram verdadeiramente únicas. Eu me lembro da minha irmã festejando em um clube na costa de Jersey e de repente algumas das mixagens soaram como as mixagens de Richie. Ela foi para a cabine do DJ e não havia ninguém na cabine. O DJ tinha uma fita do trabalho de Richie e colocou a fita para tocar enquanto ele fazia uma pausa ".

Como DJ residente do 54 também, Nicky Siano, fala sobre Richie: "Todas essas coisas sobre o Studio 54, recentemente, e nenhum deles menciona os DJs. Eles nunca mencionam Richie Kaczor. Richie era um DJ fabuloso. Ele era incrível... ”.

Bert Beavans acrescenta: "Ele era um gênio porque conseguia misturar perfeitamente todos os estilos de música. Existem muitos caras que podem fazer o Beat Mix, mas não como Ritchie, ele poderia levá-lo ao redor do espectro musical e não perder uma batida. Absolutamente impecável .

A música que Richie tocou no Studio 54 era mais comercial e orientada para sucessos do que muitos dos outros DJs de Nova York, mas ainda assim ele tinha grande respeito de todos os DJs "undergrounds" como o homem que literalmente poderia transformar uma música em uma número 1. O que ele fez com a música que foi votada como The Anthem Of Disco - "I Will Survive" de Gloria Gaynor. A Polydor estava lançando uma música com a Sra. Gaynor chamada "Substitute", que era a faixa A-side e no flip eles colocaram "I Will Survive". Richie conseguiu uma cópia promocional do single de 12 '' e simplesmente amou o B-side e começou a tocá-la no Studio 54, logo a notícia se espalhou e todos os outros DJs de Nova York começaram a tocá-la.

Nicky Siano disse: "Ele descobriu esse disco. Ele fez um sucesso com ele".

Leonard Balk, que naquela época trabalhava para a Impact Publications, lembra: "Ritchie costumava reportar ao nosso jornal todas as semanas os discos mais quentes e quem era visto no Studio 54. Uma tarde Ritchie me ligou e perguntou se eu tinha o disco de Gloria Gaynor" Substitute " . Eu disse a ele que sim e ele me pediu para tocar o outro lado, eu disse que sim e ele disse - Não, faça agora! Vou esperar. Depois de ouvir, levei o disco para Joe Loris e toquei para ele. Comecei a ligar para programadores em todo o país e Joe começou a escrever no Impact, que era muito respeitado na época. A gravadora estava incomodando Joe porque o empurrão estava em "Substitute", Joe persistiu e o resto é história. Tudo realmente começou com Ritchie ".

Até a própria Sra. Gaynor dá a Richie o crédito por pela música: "Richie Kaczor se tornou o primeiro a tocar" I Will Survive "e tornou-se responsável por outros DJs em Nova York tocá-la em clubes e no rádio".

A gravadora teve que virar a música para o lado A para o lançamento comercial e ela se tornou um grande sucesso e permaneceu nas paradas da Billboard por 27 semanas, 3 semanas como número um. Richie recebeu até mesmo um prêmio de Disco de Platina da Polydor pelas vendas incríveis da música. Ele também recebeu um disco de ouro por Peter Brown - "Do ya wanna get Funky with me", que foi o primeiro single de 12 '' a vender mais de 1 milhão de cópias.

Depois de "I Will Survive" estourar, Kaczor foi contratado pela Polydor para programar e sequenciar um álbum promocional chamado "Steppin 'To Our Disco", que (é claro) começou com "I Will Survive" seguido por outros sucessos da Polydor e da Spring Records. No álbums estavam inclusos, por exemplo, faixas de Bionic Boogie, Alicia Bridges, Don Ray, Isaac Haynes e Peaches & Herb. Houve também um volume 2 lançado de "Steppin 'To Our Disco", que também incluiu "I Will Survive", juntamente com canções de Alton McClain & Destiny, Chilly, Fatback e Arpeggio. Este álbum não é creditado, então não se sabe se foi Richie quem sequenciou este álbum também ...

Tudo relacionado ao Studio 54 e seu nome era uma grande indústria e em 1979 houve um LP duplo chamado "A Night At Studio 54" lançado pela Casablanca Records. O álbum incluiu todos os sucessos do Disco tocados regularmente no clube como: "Le Freak" do Chic, "I Love The Nightlife (Disco Round" de Alicia Bridges, "Let's All Chant" de Michael Zager Band, "YMCA" do Village People , "Last Dance" de Donna Summer, "I Love America" ​​de Patrick Juvet, "Instant Replay" de Dan Hartman, "(Push, Push) In The Bush" de Musique e outros.

Surpreendentemente, o álbum "A Night At Studio 54" não foi sequenciado por Richie, por alguma razão desconhecida Roy Thode e Marc Paul Simon foram contratados para fazê-lo. Nos créditos do álbum, Ian Schrager e Steve Rubell agradeceram a seus convidados: "A todos os convidados do Studio 54, cuja energia tornou este disco possível. Nossos sinceros agradecimentos." Quando o filme 54 estreou em 1998, todos esperavam que "I Will Survive" estivesse na trilha sonora como era o hino do Studio 54, mas não estava e como o supremo remixer Tom Moulton disse: "Bem, não poderia ser sobre o Studio 54 então, porque Richie tocou aquele disco pela primeira vez. Tornou-se seu maior disco. "

Agora sabemos o quanto Richie amava a Disco Music e ser DJ. Perguntado a Adele se ela se lembrava de alguma de suas músicas favoritas de Disco Music, ela responde: "Richie estava promovendo" I Will Survive ", esta era uma das várias músicas favoritas de Richie. Ele também adorava" Girl You Need A Change Of Mind "do Spank e um monte de gravações de R&B ".

Perguntado a Adele se ela sabe o que aconteceu com a coleção de discos do Richie? "Vendi a maior parte da coleção de discos antigos de Richie, pois não tinha espaço para guardar todos eles. Ele havia levado os discos mais recentes com ele quando era DJ na Espanha e seus lugares são desconhecidos. Imagino que ele tenha ido embora no clube. Se tivesse uma coleção adicional, teriam ficado em sua residência e sua irmã estaria em posse deles quando ele faleceu ".

E quanto aquele outro DJ? Você sabe se ele tinha algum DJ ou remixer favorito?

"Richie adorava ouvir Nicky Siano e Larry Levan. Às vezes, ele ficava apenas no fundo do clube ou na cabine do DJ e os ouvia fazer suas coisas na The Gallery e Paradise Garage".

Então, por quanto tempo tocou no "54" e o que ele fez quando o "54" foi fechado?

Adele diz: "Richie tocou no Studio 54 enquanto permanecia no auge e até que o clube tivesse uma política de portas abertas, o que significa que qualquer um poderia entrar. Ele então trabalhou por um curto período de tempo em outro clube em Manhattan de propriedade de John Addison. (A ele então ajudou a montar e abrir o Studio 54 na Espanha e antes disso tocou na inauguração do Studio 54 St. Thomas. A Espanha foi inaugurada por volta do outono de 1980 e, na primavera de 1981, não estávamos mais em contato. Depois que ele voltou da Espanha, não tenho ideia de onde ele estava trabalhando. Sei que ele permaneceu na Espanha por algum tempo " .

Após seu retorno aos Estados Unidos, não se sabe o que ele fez durante alguns anos, mas em 1987 ele se tornou amigo íntimo de Tom Andryscyk. Naquela época, Richie morava em Bradley Beach, NJ, e era bartender de um clube em Belmar chamado The Polo Club. Ele também tocava lá nas noites de quarta-feira.

Em 1988, Richie desenvolveu uma pneumonia e saiu do The Polo Club. Quando se recuperou, ele foi morar com sua irmã em Rahway e foi bartender em um clube em Paterson, NJ chamado Cheetah's. Ele também ocasionalmente era DJ convidado neste clube e em outro em Asbury Park. Tom lembra: "Sempre foi difícil convencê-lo a aceitar esses lugares como convidado, mas quando ele o fazia, tocava muito bem. Você está certo, ninguém mixava discos como Richie".

Tom continua: "Richie era um cara excelente. Tudo o que todos mencionaram sobre ele ser legal, divertido e pé no chão é verdade. Infelizmente, quando o conheci, ele também tinha um problema com drogas, embora isso não fosse aparente para ninguém. Depois da luta contra a penumonia, ele largou as drogas. No entanto, ele costumava ficar deprimido sempre que ouvia sobre a morte de outro contemporâneo por AIDS ou uso de drogas, como Steve Rubell. Muitas vezes perguntei por que ele não aceitava as muitas ofertas que tinha para ser DJ a tempo integral numa discoteca. Tive a impressão de que ele já não gostava mais. Gostou especialmente da house music que era popular na época. No Cheetah's ele também renovou sua amizade com Tee Scott, que tocava lá na época ".

Richie sempre falou com carinho de seus dias no Studio 54 e o considerou a melhor época de sua vida. Na verdade, ele revisitou o clube quando ele reabriu no final dos anos 1980 com Larry Levan nas noites de quinta-feira.

Tom novamente: "Falei com ele pela última vez em dezembro de 1992. Sua morte foi um choque e tanto. Não sei como ele morreu. Ele sempre negou enfaticamente ter AIDS. Ele não gostava de falar sobre o que havia de errado com ele, mas ele deu a entender que era algum tipo de toxidade dos anos de uso de drogas. No entanto, ouvi rumores sobre ele ter AIDS, mas não acredito que seja verdade ”.

Comentários